2     2:52 PM
2010 foi um ano tão desgraçado que em dado momento eu mandei uma mensagem que dizia "Tá bem difícil aqui pra mim. Deseja que coisas boas aconteçam na minha vida?". Até a terapia eu parei. Eu adoraria terminar dizendo que tudo se resolveu, mas isso não é verdade. Aliás, esse é o grande desafio daqui em diante. Por ora eu fico aqui dando uma de Faye e, se tem uma coisa que eu gostaria de pedir na listinha de fim de ano é: 2011, seja gentil comigo.
0     1:25 PM
Quando cheguei ao centro cirúrgico meu vizinho de box, um menino de apenas 8 anos, já estava lá. Passada meia hora, nu e sozinho, Mateus começa a chorar. Chega uma, duas, três enfermeiras e ninguém consegue consolá-lo. Presa na cama ao lado, só me restava ouvir. Como nada dava jeito, deram um apagão no menino. Antes da minha cirurgia ainda pude ver quando o levaram embora. Sua carinha desacordada enterrada no travesseiro, entortando os óculos. E eu fiquei lá, nua e sozinha de coração partido pensando nele.
0     12:08 PM
Agora é a hora. Antes que eu vire pó.
0     6:01 PM
Estou num grau de irritação que beira o insuportável. Todo mundo culpa a dor e essa é uma armadilha maldita da qual provavelmente serei refém. Porque a paciência acaba, mas a dor talvez não. Nunca escrevi exatamente sobre isso aqui porque é inenarrável. Basta dizer que é solitário, negro e profundo.
1     9:52 PM
E pra sair dessa lenga-lenga, compartilho com vocês uma clássica história do anedotário christianesco: numa tarde fria e tediosa, sem muito o que fazer, resolvi assistir um filme recentemente baixado do saudoso Rocco Siffredi. Acontece que 1° nem eu lembrava que o Windows Media Player estava marcado como programa padrão e 2° nem que tinha aquela porcaria de opção do MSN de mostrar o que você está vendo/ouvindo. Pois não demora nem 2 segundos e aparece pessoa amiga perguntando: "L'anal barbare?". Fim.
0     9:44 AM
0     3:15 PM
Eu fiz um post imenso sobre coisas imensas. E apaguei porque, afinal, eu posso estar errada. Eu ando pensando muito em Ruanda. E naquele tipo de perdão profundo e absoluto que eles foram obrigados a aceitar pra poder continuar vivendo, criando os filhos, reconstruir o país. Acho que eu jamais seria capaz e fico triste por mim mesma. Porque o rancor parece um veneno auto-infligido, mas na verdade é uma amputação.

Sempre que volto pra casa penso que você poderia estar me esperando na porta, mas eu só encontro propaganda de pizzaria. E não pude deixar de pensar em como as coisas mudam quando a gente se ausenta. E não tem nada de romântico nisso (bem, um pouco). É que na verdade eu não entendi nada e o não saber é tipo uma imobilidade da qual não posso escapar. Como se estivesse acorrentada a um cadáver que fede mais cada dia. E eu fico aqui agarrada nessa esperança tão inútil, já que você nunca foi atrás de nada. Mentira, já voltou atrás de mim. Será que acabou a minha cota? Mas o pior mesmo é que esse retorno seja só uma reparação. Eu quero re-erguer uma basílica.
0     3:12 PM
Fuzu vinha comendo metade do que comia já tem umas 3 semanas. Alguns dias mais, outros menos. Como teve uma época que fui muito a Brasília, achei que podia ser isso, mas não. Refizemos os exames e a creatinina se manteve em 2,2 mg/dl, mas a uréia foi de 45 mg/dl para 74mg/dl. Adicionamos Zofran ao soro 2x por semana + 1/2 comprimido de Cobavital durante uns 3 dias pra ver se abria o apetite. Melhorou mas não foi espetacular.

Como tem muitos gatos que mesmo com a uréia em 100 mg/dl ainda não apresentam enjôo, resolvemos mudar a ração. Vai que era frescura? Não era. Agora parou de beber água e vomitou 4 vezes só essa semana. Então até segunda é soro e a medicação toda diariamente pra ver se ele dá uma levantada. Senão, vamos repetir o ultrassom.

Update: Repetimos o ultrassom e o resultado era infeliz mas esperado: o rim direito do Fruto já está diminuindo, falhando. Agora além do soro 2x por semana aplico ranitidina + ondansetrona (o nome genérico do Zofran) todos os dias. E tem o Cobavital. Que é em capsula e como que faz o gato engolir? Quando toma ele come enlouquecido durante uns 2, 3 dias, então eu espero o máximo possível até dar outro comprimido. Tem dias em que ele fica o dia inteiro prostrado, gemendo e deitado. Tem dias que está alerta, brinca, me morde. Eu? Eu sofro.

Acompanhe minha saga da insuficiência renal felina: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8
1     5:03 PM
Gato mancando, não come tem quase 1 semana e ninguém consegue examinar. 2010 realmente podia ser jogado no lixo.

Atualização: Tomas só comeu depois de tomar zofran. O universo está me premiando com uma ironia macabra que eu não estou gostando...
0     5:00 PM
Nem minhas plantas estão aguentando tanta tristeza. Resolveram cometer suicídio coletivo e hoje estavam lá, ressequidas e mortas. Só sobrou a espada-de-são-jorge. Aguenta até mau olhado, por que não resistiria ao sofrimento?
0     7:35 PM
"Sorte de hoje: Envie uma mensagem para um velho amigo hoje". Muita graça mesmo, viu universo? Valeu.
1     7:06 PM
Hoje o médico disse que meu peito era um grande bloco de concreto. Deve ser por isso que afundo no mar de Saturno... O coração está pesado demais.

Em tempo: "toda minha felicidade agora depende do vibra call vibrar" dela
2     2:35 PM
Ando mais calada. E é de amargura.
187     11:01 PM
Voltei com raio-x novo no ortopedista e a notícia é que colou... até demais! De modos que imagino que vou ficar com esse calombo eterno... Agora é vida normal e o pé deve ser desafiado para voltar a ter totalmente a força que perdeu, então posso usar salto. Mas é melhor os que tem solado bem firme porque ainda dói quando algo pontudo pega o cubóide (veja a imagem) na sola e ainda não me equilibro direito em saltos muito altos e que não seja anabela. E doer ainda dói. Todo dia. Piora quando ando muito. Diz o médico que ainda será assim por uns 2 anos. Eu quero crer que vai ser essa putaria sempre que ficar frio etc. Me fodi.

Muita gente chega aqui atrás de pé quebrado, então acho que não custa dizer algumas coisas da minha experiência que talvez tenha passado batido. Mas antes, tem que lembrar que eu quebrei abaixo do 5° metatarso e que pode não valer pro seu caso. Vamos lá:

Sintomas/ Como saber que o pé está quebrado? Olha, eu nunca tinha quebrado nada antes, só torcido. Mas a dor é BEM pior. Eu não tive certeza imediata que o pé estava quebrado (embora agora pareça bem óbvio que não podia ser outra coisa) e ainda tentei botar um gelo, mas depois de uns 15 minutos ficou claro que nada melhorava e que o negócio era feio. Eu cheguei ao hospital arrastando o pé, não suportava tocá-lo minimamente no chão. Meu conselho é: esquece o google e vai logo pro hospital. O que quer que seja esperar só piora.

Como se vestir? Juro que mais de 200 pessoas chegaram aqui procurando por isso. Então vamos lá: reza pra quebrar o pé no calor. Aí bermuda e saia é fácil. Como a minha odisséia foi comprida, peguei todo tipo de tempo. Calça tem que ser mais larga mesmo. Desiste da Gang. Fora isso é sentar lá e saber que você vai gastar muito tempo da sua vida mesmo (e quebrar muita unha) puxando aquela perna de calça. Devagar e sempre será o lema para muitas coisas na sua vida por muito tempo. Guente-se.

Sobre a dor: Vários tipos de perguntas sobre isso. No meu caso, não doeu assim que quebrou não. Aliás, eu voltei pra casa andando e só quando acordei no dia seguinte é que ele doía alucinadamente, estava inchado e roxo. Não sei se é assim em todo caso. Meu problema maior sempre foi tocar na área da fratura e pisar no chão. Então enquanto estava engessada e não podia pisar na verdade quase não sofri com isso. Nem tomei muito anti-inflamatório. Quando acabou a imobilização e comecei a andar aí doeu e não foi pouco, mas nunca tão intenso como antes de engessar.


Quebrei o pé/tirei o gesso e tá super inchado: Segura na mão de deus e vai porque seu pé vai ficar inchado durante um bom tempo ainda. Logo que se quebra ou torce ele incha por causa do trauma. O corpo manda mais sangue para aquela região pra poder levar os agentes que vão ajudar a colar o osso, diminuir a dor etc. Depois de imobilizado ele incha também porque fica muito tempo imóvel e acumula líquido, não tem jeito. Depois de anos é provável que ele ainda cresça depois de um dia que você não parou um minuto, andou o dia inteiro. É normal e você vai ter que ter sempre aquela pomadinha pra passar de vez em quando. Ser quebrado é ser meio velho, aguente.

Fisioterapia é importante? Muito. Se tem uma coisa que eu descobri depois que quebrei o pé é que existe uma confraria secreta dos aleijados. Muita gente vinha do nada falar comigo e chorar seu passado de dor e sofrimento. Todos batiam nessa tecla. Ainda mais se você vai passar muito tempo sem mexer o pé. Os que não fizeram se arrependem amargamente porque a recuperação nunca foi perfeita. Uma das coisas que eu tinha que fazer toda semana era corrigir o modo de pisar pra não ficar manquitola pra sempre, por exemplo. E tenho certeza que a minha recuperação teria sido MUITO mais demorada se não tivesse feito.

Meu conselho final é: Não tire o gesso antes do tempo! Dito isso, nunca quebre o pé. Principalmente esse que é o osso maldito e mais difícil de ser colado do tornozelo pra baixo. Andar é muito complexo e difícil. Você faz isso automaticamente agora mas houve um motivo pra você demorar tanto a andar. Cuide bem dos seus pés, de verdade. Eles merecem muito.


PS: Por motivos de segurança (e frescura) eu nunca respondo nos comentários. Mas leio todos e retorno quando deixa o contato. Se quiserem conversar comigo, manda um e-mail pro slamgirl/@/hotmail.com que eu vou adorar ouvir a sua história e compartilhar o sofrimento, hohoho. Ah! Recomendo firmemente também que leia todo o meu processo, caso você tenha chegado aqui interessado no que você vai enfrentar até ficar bom. Juro que os outros posts não são tão grandes. Mas foram muitos meses até ficar bacana e não é possível condensar toda a experiência aqui e pode ser muito ruim abandonar o tratamento na metade.

Toda a Odisséia:Como tudo começou, saga 1, saga 2, saga 3, saga 4, saga 5, fim!
4     10:17 AM
A verdade é que sou Mr Kinsky flertando Shandurai pela escada interrogação
1     3:22 PM
E quem achou que 1 mês de croissant verdadeiro e original me transformaria em uma baleia gorda e sem viço... errou! Os europeus não usam muito açúcar nem sal na comida e como eu sempre aloprei no doce resolvi, durante a viagem, me reacostumar ao sabor das coisas. Estou sofrendo e achando tudo insosso mas seguindo em frente. E desde que cheguei estou firme na malhação. Já perdi 2 kg. Gostosa 2011 é nóis!
1     7:57 PM
A viagem foi ótima e sofrida, esclarecedora e autista. Achei que seria o capítulo final de uma morte lenta, mas parece uma janela que se abre para a esperança. A imagem que mais gosto é esta, perdida fotografando coisas estranhas e doces que só eu percebo com o celular. E em Amsterdam. Cidade mágica de arquitetura toda assim, escura e austera. Mas estranhamente colorida e alegre. Deve ficar linda sob a neve.
1     3:53 PM
Estou indo para a Europa. Volto em 1 mês
0     2:10 PM
Navego no profundo e negro mar de Saturno. Há pequenos turbilhões por toda parte. À medida que afundo, o frio amortece as pernas. A anestesia alivia a dor tão antiga. Mas há tempos que acompanho o horizonte e temo que venha a tempestade terrível. Acho que afogaria.
1     11:00 PM
Eu sei que deve ser um saco ficar lendo sobre osso e gato. Mas é isso que eu sou, né minha gente? Hipocondríaca e MÃE (já viu blog sobre maternidade? pois é). Então vou contar outra coisa que me aconteceu essa semana:

Parei embaixo de uma árvore quando fui para a academia (gostosa 2011 é nóis). Na volta, maldisse o passarinho que tinha borrado meu vidro. Eis que, no dia seguinte, percebi que não era cocô, mas as "vísceras" de uma lagarta que ainda se contorcia no para-brisa. Parei o carro no meio da Faria Lima e a coloquei num canteiro com muita grama e árvore. Espero que tenha sobrevivido. Fim.

PS: Coleguinhas gordas, em verdade vos digo: transport quase arranca a alma da gente, mas é milagroso.
0     6:42 PM
Depois da ranitidina no soro voltou a ser o mesmo gordo xexelento que sempre foi. Nem consigo dizer como fiquei aliviada e feliz com isso. Nesse meio tempo o levei a uma clínica especializada em nefrologia pra ver se achamos a causa da insuficiência renal no Misufruto. Eu acho que na prática isso não vai mudar muita coisa, mas se ajudar a retardar a evolução da doença é um puta progresso.

Então a idéia é fazer 3 baterias de exames pra ver se a doença está progredindo, estável etc. A 1° leva fizemos no início desse mês e uréia baixou de 61,06 para 45 ml/dL e a creatinina de 2,50 para 2,20 ml/dL (ainda um pouco acima do normal).

Tudo corria muito bem até essa semana, quando voltou a ter os sintomas do carnaval: 2 dias seguidos miando MUITO na porta depois de fazer xixi e, hoje, quase não comeu, salivou e fez vômito. Não está prostrado, o que é bom e agora no início da noite já comeu um pouquinho. Segunda-feira é dia de soro, vejamos como ele se comporta até lá.

Update: Como a 2° bateria de exames também foi boa eles meio que largaram pra lá e vieram com o papo de "ah, é congenito mesmo"(...). Além disso voltou a comer bem, deve ter sido o calor que deixou ele meio baqueado mesmo
4     10:57 PM
Hoje foi a primeira vez que vi o puto do médico feliz com um raio-x. Diz que agora o "cimento" tá mais grossinho, antes era só uma tripinha não muito confiável. De modos que agora acho que posso dizer que meu osso tá colado. Ou quase. Porque tenho que voltar em 3 meses (pelo menos não é mais a cada 30 dias).

E ainda tem um calombo ali onde quebrou. Mas agora posso usar qualquer tipo de sapato que tenha solado firme (eba!) e devo folgar 2 semanas a fisioterapia e depois fazer mais 10 sessões. E não preciso mais tomar o remédio do mal, também. Atualizações depois da 1° semana de fisio.

Toda a Odisséia:Como tudo começou, saga 1, saga 2, saga 3, saga 4, saga 5, fim!
0     5:05 PM
Bifum começou a vomitar. Entramos com a ranitidina no soro. Se não resolver, terei que aplicar o remédio diariamente.



*coração apertado*
0     10:45 PM
Quase um mês desde a última atualização. Nesse meio tempo eu tive uma evolução massiva e, de uma semana pra cá, estagnação. Há 2 tipos de dores que acontecem simultaneamente no meu pé. O 1° é de ordem muscular. Tem a ver com a falta de uso por causa da imobilização. Então por isso eles enfraquecem, atrofiam e encurtam. Agora que voltei a usá-los, dói que nem quando a gente começa a malhar, só que 3x pior. O 2° tipo é uma dor profunda no lugar onde quebrou. Ela é sutil e só aparece quando ando muito*, mas é essa que me preocupa.

Com o tempo as dores musculares diminuíram e estou andando BEM melhor. Quase não manco, a passada é mais contínua, fluida e eu levo menos tempo pra chegar aos lugares. Mas ainda não ando perfeito e preciso pensar pra dar cada passo, senão vou toda desconjuntada. Fora isso meu pé precisa aprender a funcionar de novo. E é absurdo como ele está morto. Um dos exercícios é basicamente segurar umas pedrinhas com a sola do pé apoiada na parede. E eu falho todas as vezes. Porque simplesmente ele não se contrai. Assim, como se isso não fosse possível.

E tem a fisioterapeuta. Que é uma coisa pequenina e doce. Mas obcecada por um certo tipo de ordem. Se alguém liga desmarcando ela fica sem chão e só sossega quando remarca tudo e encaixa alguém no horário vago. Fala muito pouco sobre ela, mas adora puxar papo e me ouvir falar. Sempre pergunta pelo Tomas com genuíno interesse e isso me comove bastante. Sinto que gosta de trabalhar comigo especialmente por dois motivos: entendo rapidamente o que me pede pra fazer e porque imponho desafios. Agora que estamos quase andando perfeitamente quero descer escada (com o pé direito não rola, vou degrau por degrau) e, mais pra frente, ficar de cócoras (algo impensável no meu mundo atualmente). Então ela tá lá quebrando cabeça pra inventar exercícios que tornem isso possível daqui um tempo.

*Muito significa uns 5 quarteirões ultimamente.

Toda a Odisséia:Como tudo começou, saga 1, saga 2, saga 3, saga 4, saga 5, fim!
0     3:02 PM
Quem leu, leu. Quem não leu já eras. Ando muito combatendo a minha prolixidade. E daí que precisei escrever, conversar com Carola e muito matutar pra finalmente chegar no que queria dizer: Quando o assunto rebate por aí, costuma-se perder o sentido. Porque deixa de ser uma discussão sobre o que é a beleza, uma doença séria etc pra virar um discurso sobre o sentimento de inadequação da pessoa no mundo.

Pode ver que o argumento sempre descamba para duas correntes. 1: "marca x não tem roupa que me serve" e "não estou no padrão mas sou linda". Que é de um egoísmo profundo. Porque acha que dificuldade em se vestir e auto-estima é problema da categoria. E 2: "essa imposição da moda faz milhares de mulheres se matarem pra caber no size 0". Cara. Se você acha que precisa ser um palito pra ser bonita-desejada-qualquer-coisa, o menor dos seus problemas é se achar feia. Porque aí, né? Não se está percebendo minimamente a realidade.

Eu realmente acho que quem está de bem consigo não perde tempo falando da magreza, gordura, burrice alheia. Comenta é com o marido: "ó que CARNÃO". Vou dizer também que antes do advento do jeans + strech não existia calça que me cabia quando eu era assim. E quem disse que a moda/ marketing tem que ter bom senso? Ali é o terreno da fantasia, não deve nada à realidade. Bom senso tem que ter quem faz a tradução pro dia a dia.
1     11:26 PM
Tem sido frustrante. O pé está mais inchado que antes e embora a fisioterapia tenha sido leve eu passo o resto do dia sem andar de tanta dor. E como eu fui enrolada durante quase 3 meses agora eu fico paranóica toda vez que sinto o local da fratura doer achando que pode estar retardando o progresso. E não quero ligar pro médico. Porque eu sei que além disso vou dizer também que sei que o remédio-que-fode-o-estômago-e-custa-o-rim pode causar osteonecrose e que mamãe tem, então será que devo etc. Aí além de paranóica eu serei hipocondríaca. E eu não quero ouvir que devo voltar pra bota.

E agora eu entendo porque a fisioterapeuta deu um sorrisinho enquanto falava de analgesia e eu dizia que já ia malhar. Mas na verdade tem havido progresso. Como reaprender a andar (direito). E cara, é difícil. É que eu funciono assim: enquanto eu não vejo horizonte eu não me permito muxoxo. Então banquei a Poliana durante todo esse tempo. Então agora que as coisas começam a melhorar - mesmo que lentamente - a frustração acumulada vai transbordando. Inclusive quase publiquei sobre a 1° vez que andei pela rua foot free: Choveu, eu saí de chinelo e quase mijei nas calças. Desisti porque nem eu tava me aguentando.

Toda a Odisséia:Como tudo começou, saga 1, saga 2, saga 3, saga 4, saga 5, fim!
4     5:37 PM
TIREI A BOTA!!! Mas o pé não terminou de colar. E sabe lá deus quando é que isso finalmente vai acontecer. E eu nem posso fazer uma piñata com ela porque essa é a hora boa de quebrar o pé de novo. Porque quando você fica quase três meses sem usar o pé o resultado é o que os médicos chamam de "pé bobo". Então é fácil de você acabar tropeçando novamente e cagar a parada de novo.

Mas na verdade o pé não fica bobo. Ele toma um ácido. Cada passo que dou sinto que o chão está se abrindo embaixo dele e até agora eu não senti choque nem dor (como o ortopedista disse que é comum acontecer) mas uma sensação geral escrota que eu não sei bem como definir. Aliás, sei sim. Sabe aquela sensação antes de desmaiar? O desfalecimento, a vertigem? É exatamente isso que eu sinto, só que no pé direito.

Então é isso. Quatro sessões de fisioterapia por semana, tomar um remédio que fode o estômago, andar na rua só com esses tênis horrorosos nesse calor fodido e saber que vou manquitolar ainda por mais três meses. Ah sim, pra não perder o costume, tirar outro raio-x e voltar lá daqui 1 mês. A não ser que eu cague o pé antes.

PS: Com essa história de viver dentro de casa, Tomas tá um entojo só. Basta descer pra buscar o almoço na portaria que ele fica miando como se fosse abandonado para sempre.

PS2: Com essa história de não poder ir almoçar, só pedir comida em casa e passar os dias com a perna pra cima, virei uma baleia gorda e sem viço. Mas agora eu posso malhar, rá!

Toda a Odisséia:Como tudo começou, saga 1, saga 2, saga 3, saga 4, saga 5, fim!

Arquivos

Christiane, 32 anos. Brasiliense. slamgirl[at]hotmail.com

hit counter for blogger