12:57 PM
Idéias e Imagens

Family of the Future

Eu tenho uma camiseta da Benetton que a única coisa impressa é um cacho de bananas, nada mais. Toda vez que eu saio com ela na rua é sempre a mesma coisa: As pessoas olham e riem, isso quando não fazem uma piadinha legal a respeito (não, nunca foram desrespeitosos comigo). Mas eu gosto disso nas propagandas da Benetton. Elas são irritantes, atraentes, insuportáveis, provocantes. Muita gente malha as campanhas, acha que eles exploram a miséria ou o chocante.

Eu não acredito nisso. Acredito que as fotos são uma maneira de abrir nossos olhos para a realidade, contra a cegueira puritana que carregamos dentro de nós. Se formos comparar com qualquer outra foto publicitária, o que é que veremos? Uma linda mulher sorrindo por usar a calça x. Percebe? A maioria das propagandas querem nos vender o irreal, uma falsa idéia de felicidade. Um conteúdo vazio, que somente se preocupa na maneira mais eficaz em se vender o produto.

A Benetton pelo menos é comprometida. Ao comprar uma peça de roupa lá, você sabe o que é que eles estão pensando. No que acreditam, o que combatem, o que são contra. Muitas outras pessoas reclamam que as imagens são fortes demais. E desde quando a gente tem que viver num mundo de fantasia, de falsa perfeição? A Igreja Católica mesmo é uma das que mais critica as campanhas. Mas e qual é o marketing deles? A salvação estampada em forma de um homem morto numa cruz. Se isso não é bizarro, não sei o que mais pode ser.

É preciso lembrar que a publicidade não vende só um produto, mas sim um estilo de ser, de vida. Compra roupa na Cavalera quem se identifica com aquele estilo, que consequentemente tem a ver com determinados hábitos. Ou seja, de certa forma a publicidade vende também uma ideologia. Eu fico muito mais satisfeita em saber que a roupa que eu uso é questionadora, é comprometida com uma causa, que é contra essa massificação de pensamento que acontece hoje em dia do que simples roupinhas felizes, típicas de famílias perfeitas de comercial de margarina.

Não sou hipócrita, não vou dizer que só compro roupa "engajada" com uma causa porque é mentira. Claro que também uso roupas destas mesmas lojas que estava malhando no texto de cima. Mas não critico quem faz um trabalho bem feito, quem tem algo a dizer. Pelo menos não sofro da hipocrisia de dizer que a Benetton só faz isso pra aparecer. Muito pelo contrário, pois é fazendo um trabalho crítico e questionador é que eles conseguem chamar a atenção. Na minha concepção tem que ser muito bom pra conseguir isso.

Saiba Mais:

benetton web site

A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri, Oliviero Toscani; Ed. Ediouro

OBS: A propaganda é gratuita sim.

Arquivos

Christiane, 32 anos. Brasiliense. slamgirl[at]hotmail.com

hit counter for blogger