10:02 PM
Raizes de Casa Grande e Senzala

Confesso que torço um pouco o nariz quando vejo pessoas debocharem dos Tribalistas. Antes de tudo, quero explicar que isso não é uma ode a eles. Na verdade, para mim eles não fedem nem cheiram e o que me incomoda mesmo é o argumento usado por quem reclama.

O mais conhecido é: "Ah, eles ficam fazendo letras doidas que ninguém entende, completamente sem nexo". Não seja por isso, Pink Floyd também é. De maneira nenhuma estou querendo compará-los e muito menos querendo dizer que isso é sinal de que a música é boa, muito pelo contrário. Estou querendo mostrar que esse não é um bom argumento para dizer que a música deles não tenha valor. Valeria se aqui estivesse sendo analisado somente gosto pessoal, o que vale tanto para um quanto para outro.

Agora, o pior de todos mesmo (e é sobre isso que quero falar) é: "Se apresentar na Globo??? Que ri-dí-cu-lo!". Porque isso me cheira que na raiz desse discurso de intolerância aos Tribalistas na verdade esteja uma raiz aristocrática, um desprezo que na verdade aponta para qualquer coisa que se utilize da industria cultural, porque no fundo há sempre a nostalgia de uma época em que "valores da cultura" eram um privilégio de classe e não estavam postos, indiscriminadamente, à disposição de todos. E sinceramente? Esse tipo de atitude fede.

Antes que comece o recalque, eu também achei genial o gerador de letras tribalistas.

Arquivos

Christiane, 32 anos. Brasiliense. slamgirl[at]hotmail.com

hit counter for blogger